Monday, February 16, 2004

"Embora s? em principio de outubro me chegasse a noticia dessa
lisongeira commiss?o, achando-me ent?o na Baviera, dei-me pressa em
partir para Paris, com a conveniente anticipa??o. Compulsando as
legisla??es estrangeiras sobre a materia, observei logo que a nossa
legisla??o accerca de t?o importante assumpto era pouco ou mal
conhecida, e que n?o havia ainda sido traduzida em sua integra.
Portanto, reuni ? pressa os documentos que V. Ex. se dignara remetter-
me, e fi-los publicar vertidos em francez, para distribuir aos meus
collegas. Esse modesto trabalho encontrou inesperada acceita??o da
parte das delegados da conferencia, e, como ver? V. Ex.pela leitura
das actas que resumem os nossos debates, foi citado mais de uma vez
no decurso da discuss?o. "


O texto do Conde de Villeneuve, a testemunha brasileira na negocia??o
da Conven??o de Paris, est? inteiro, com relat?rio, depoimentos,
anexos e muitas das intimdades da reuni?o est?, desde hoje, em
http://denisbarbosa.addr.com/villeneuve.htm


Em fevereiro de 1981, como assessor jur?dico da delega??o brasileira
? Confer?ncia Diplom?tica para negocia??o do novo texto da Conven??o
de Paris, fui enviado pelo Embaixador Miguel Os?rio de Almeida a
esquadrinhar todas reuni?es anteriores, desde 1878, para determinar
se em alguma delas tinha-se decidido por outro voto que n?o o de
unanimidade.


Inevit?vel, neste contato com os originais de um tratado centen?rio,
acabei encontrando a assinatura do representante brasileiro ?
Confer?ncia de 4 de novembro de 1880: "M. Le Comte de Villeneuve..."
N?o conhecia a pessoa, e o t?tulo franc?s me soou como estranho, um
incompreens?vel personagem estrangeiro numa negocia??o dos interesses
nacionais.


Em 2003, revendo o cat?logo da nossa Biblioteca Nacional numa
pesquisa profissional sem nenhuma rela??o com o assunto, o Conde
reaparece por acaso, como autor deste Relat?rio. Entre complica??es
v?rias, foram meses para copiar em microfilme a obra rara que aqui se
l?.

No comments: